quinta-feira, 30 de julho de 2015

Curry

Curry na India é sinônimo de molho.. e que delícia!!
Há muitos anos atrás uma amiga indiana me explicou que cada família tem sua receita, que não há uma receita universal e desde então eu que adorava comprar aquelas caixinhas prontas decidi fazer o meu. Foram muitas tentativas e até hoje eu posso variar dependendo do momento, do que estou cozinhando, mas claro, tenho a minha receita!

Há uma regra que diz que para ser um verdadeiro curry é preciso no mínimo 9 especiarias, entre elas cominho, coentro e claro, pimentas! É uma delícia ir testando a combinação que mais agrade o seu paladar, pura alquimia, sabe?? rs E o perfume que a casa vai ficando?? Aiii já enche a boca de água.


A primeira receita que eu vou colocar é em pó. A misturinha é essa:


2 colheres de sopa de semente de coentro

4 colheres de sopa de semente de cominho
1 colher de sopa de pimenta do reino (eu uso inteira pois é mais saborosa)
1 colher de chá de funcho 1 colher de chá de cravos 2 paus de canela ou 1 colher de sopa de canela em pó 1/2 colher de noz moscada 2 colheres de chá de semente de cardamomo (sem a casca) 1 folha de louro Pimenta Você vai precisar misturar tudo isso pra virar um pó. Eu uso o processador, é rapidinho e pulveriza tudo num instante, mas se você quiser é só mandar ver no pilão. E a pimenta? Eu falarei no final ok? Você pode dobrar, triplicar, etc a mistura e guardar num vidro com tampa,mas lembre-se, quanto mais tempo guardada, menor o sabor e o aroma.
Agora a pasta. A minha pasta é amarela (mas eu vou contar um segredinho no final pra você ter uma pasta vermelha também <3 ) e eu faço com: 2 cebolas pequenas picadas 1 colher de chá de pimenta do reino 2 colheres de chá de cominho em pó 1 colher de sopa de coentro em pó 1 punhado (de mão fechada) de coentro fresco, folhas e caule 1 colher de chá rasa de sal 2 colheres de chá de folha de limão kaffir * 1 pedaço de gengibre ralado ** 5 dentes (dos grandões) de alho picado 30 ml de molho de peixe *** 1 colher de chá de cúrcuma Pimenta A cúrcuma vai deixar o seu curry amarelo! Caso queira a pasta de curry vermelha é só substituir a cúrcuma por 2 colheres de chá de páprica doce. .. Tcharaaaaam ahahhhah. * Ahhhhh eu não tenho nem sei onde acho kaffir blabla .. então substitua por casca de limão picadinha beeeem fininha, sem a parte branca!!! ** O pedaço de gengibre que eu uso é o tamanho do meu polegar e eu congelo rapidinho pra ralar melhor. *** Você encontra molho de peixe em loja de produtos orientais facilmente. E a pimenta???? Cadê a pimenta, Sy????
Então, nas duas receitas vão pimenta, mas é você quem vai decidir o grau de 'calor' ok? Eu calculo assim:

5 pimentas = suave
10 pimentas = médio
15 pimentas = quente
20 pimentas = extra quente ahhaha

A pimenta que eu uso é a dedo de moça (pimenta vermelha) sem semente.
No caso da mistura em pó pode ser a seca, mas na pasta eu uso e recomendo a fresca!!!

É isso, espero que gostem e por favor, me deixem recados e retorno quando experimentarem. Beijos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que me diz?