quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Conserva de alho assado

Não sei aí em sua casa, mas aqui somos todos apaixonados por alho! Frito, em refogados, cru em saladas e conservas... de todos os tipos!
A dica de hoje é uma delícia com carne, e eu pensei em compartilhar com voces pois o Natal vem chegando e além de facinho de fazer, rende bastante! Vai ser um sucesso quando voce servir seus assados com esse alho, eu garanto!


8 cabeças de alho grandes
1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
10 grãos de pimenta da jamaica
10 grãos de zimbro (opcional)
1/2 colher de chá cominho em pó
1/2 colher de chá sálvia
azeite
sal a gosto (eu uso flor de sal)
Modo de preparo:

Coloque as cabeças de alho inteiras numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido 220°C. Deixe aproximadamente 20 min (ao apertar um dente de alho, ele deve estar macio, mas não pastoso).
Retire do forno, deixe esfriar e descasque os dentes – fica super fácil, porque o alho encolhe ao assar e se desprende da casca. Misture o alho com os temperos e coloque em potes esterilizados, preencha o restante com azeite. Guarde na geladeira ou em local fresco sem luz. Dura aproximadamente 6 meses.

Para esterilizar os potes: lave-os bem com detergente e enxague. Coloque os potes numa panela grande com água fervente e deixe ferver por 5 minutos. Retire com uma pinça que também foi esterilizada e coloque os potes com a tampa para baixo sobre um pano limpo. Espere secar e esfriar antes de usá-lo

6 comentários:

  1. Vou correndo comprar as cabeças de alho ... Hummm , adoro uma boa conserva (e uma boa conversa também !!!) . Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom demais mesmo, Jacque!!! Espero que essa receita renda deliciosas combinações e muita conversa boa ao redor da mesa <3 Beijoss

      Excluir
  2. Essa conserva acompanha uma boa massa...fica divina a combinação!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica uma delícia mesmo, Elisabete!!! Muito obrigada pela participação, volte sempre!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada pelo comentário,Helena!!! Pelo jeito tá aprovado né? rs

      Excluir

E aí, o que me diz?