sexta-feira, 14 de março de 2014

Frango Teriyaki com Mel

Olá!!!
Esse frango é sempre sucesso lá em casa, primeiro porque todos gostam de frango e depois porque molho teriyaki é uma maneira maravilhosa pra variar o cardápio do dia a dia. Vou ensinar duas maneiras de preparar esse prato: usando molho pronto ou fazendo tudo caseiro (que como vocês sabem...feito em casa é mais gostoso!!). Vamos lá?


700 gramas de peito de frango cortado em cubos
1/3 xícara de mel suave
1/3 xícara de molho teriyaki pronto ou caseiro* (receita do molho caseiro no final da receita)
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de alho picado
1/2 colher de chá de pimenta do reino
1 pitadinha de sal pra corrigir o equilíbrio do doce/salgado (se achar necessário)
2 colheres de sopa de semente de gergelim preta

Numa tigela coloque o frango picado, o mel, o molho teriyaki, o molho de soja, o alho, a pimenta e o sal. Mexa bem e deixe marinando por uns 20 minutos pelo menos.
Numa panela (de preferência funda pois o molho pode borbulhar e espirrar) coloque um pouco de óleo e deixe aquecer. Então adicione o frango com todo o molho do pirex, deixe em fogo alto refogando por uns 4 minutos, então abaixe o fogo para médio/alto e continue mexendo ocasionalmente até o molho engrossar e ficar brilhante, envolvendo toda a carne (demora mais ou menos uns 15-20 minutos). Tenha paciência, parece que o molho não vai encorpar mas ele vai sim!
Quando estiver pronto ele vai estar borbulhando parecendo um molho de caramelo.
Desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de gergelim e mexa para as sementes aderirem ao frango. A outra colher de gergelim você polvilha por cima do prato na hora de servir.
Bom apetite!!!


* Ingredientes para preparar o molho em casa:
(rende uma xícara)

1/3 de molho de soja (uso o light)
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 1/2 de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de chá de alho picadinho
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de óleo de gergelim
3 colheres de sopa de mirin (mirin é um tipo de vinho de arroz, semelhante ao saquê, porém com um teor alcoólico mais baixo)
1/4 de xícara de água + 3 colheres de chá de amido de milho (misture bem e reserve)

Misture todos os ingredientes na ordem exata numa panela e leve ao fogo numa panela em fogo alto até ferver, então diminua a chama e cozinhe por 4 minutos mexendo sem parar. Retire do fogo e deixe esfriar. Pode ser guardado na geladeira por uma semana em pote fechado.

2 comentários:

  1. Amei a receita Syl, vou fazer nesse fim de semana =) amo comida agridoce. Depois que eu fizer, venho aqui contar se acertei. Heheh Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel, que bom que gostou! Depois me conta sim se foi aprovada =)))
      Beijoooos!

      Excluir

E aí, o que me diz?