terça-feira, 10 de abril de 2012

Pão


Pode ser para receber uma visita, para lanchar com os amigos, para acompanhar uma refeição, para ser a sua refeição .. rs, enfim, pão é super delicioso e versátil!
Isso sem mencionar o cheiro que se espalha pela casa quando temos um assando no forno, ahhh é uma perdição e a gente mal consegue se segurar e acaba comendo o danado quentinho mesmo com a manteiga encantadoramente derretendo por sobre a fatia.
Essa receita é fácil, é rápida e gostosa. Quer anotar?

2 copos e 1/2 de água morna
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa rasa de sal
1 ovo
1/2 copo de óleo
1 kg de farinha de trigo
50 g de fermento fresco

Em uma bacia, dissolva o fermento na água que deve estar morna!! Acrescente o acúçar, o ovo, o óleo e misture tudo com uma colher. Comece a acrescentar a farinha aos poucos, misturando sempre para agregar e quando sair da fase 'mingau', comece a mexer com as mãos a mistura e adicionando o sal agora e o restante da farinha.
Sove (não precisa socar a massa porque ela é bem macia) por uns minutos até ela ficar brilhante e soltar do fundo da bacia e das mãos (e não vai mais do que 1 kilo de farinha, senão ela vai ficar pesada e dura).
Deixe descansar na bacia mesmo, coberta com um pano limpo num lugar quietinho e aconchegante. Depois que ela dobrar de volume (sim, cresce muito) voce polvilha uma bancada com farinha e divide em 2 partes. Trabalhe com uma de cada vez.
Amasse para que as bolhas se rompam, dê o formato que voce desejar (eu fiz uma bola) e coloque numa forma untada e enfarinhada. Deixe de novo descansar a massa por uma hora ou até dobrar o tamanho.
Eu pincelei com um ovo batido por cima, polvilhei parmesão ralado e fiz um corte em cruz nos meus. Voce pode usar a sua imaginação!
Leve ao forno (que já deve estar pré-aquecido) e asse em 180º por 40 minutos em média. Asse um pão por vez. Retire da forma e deixe esfriar sobre uma grade.
Depois me conta o resultado!!!

9 comentários:

  1. UAU!! Vou fazer, com certeza! Adoro fazer pão!!!

    ResponderExcluir
  2. dá certo fazer vários pãezinhos menores???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, Ada.
      Pode dividir em várias bolinhas e inclusive, rechear :)

      Excluir
    2. oba! pensando em fazer p fim de semana... nham nham... vontade de paozinho feito em casa!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Esse é infalível! O mais feito lá em casa, né mãe?

      Excluir
    2. Verdade querida,estou fazendo um agora !!!! Esta lindo seu Blog !!!!

      Excluir
    3. Hmmmmm e teve mais um no final de semana! Delícia!!!

      Excluir

E aí, o que me diz?