sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dica da semana - Molho de Peixe


Olá!
Hoje vim falar sobre uma coisa que volta e meia nos deparamos: substituição.
Quando não temos um item a mão, quando não gostamos ou simplesmente não podemos com tal item por conta de alergia.

O item específico que peguei é o molho de peixe, muito usado na culinária Asiática, ele tem um sabor salgado, levemente azedo, mas muito saboroso e é particularmente associado a comida tailandesa, que é conhecida pelo seu equilíbrio entre doce e salgado, quente e azedo. Eu particularmente adoro esse tipo de culinária, mas várias pessoas são alérgicas aqui em casa.
O que fazer para substituir tal ingrediente sem perder o sabor, sem sacrificar a originalidade da receita?

Bom, para substituir o molho de peixe (Nam Pla) você pode usar algumas gotas de molho inglês que é feito com anchovas e tamarindo (que adiciona alguma acidez e não deixa o sabor do peixe). No entanto, o molho inglês tende a ser muito forte, então você precisa usá-lo com cuidado. Outra alternativa é o molho de soja, que lhe dará o toque salgado similar. Você também pode adicionar um pouco de suco de limão para ajudar com o elemento azedo.

Sempre, sempre pense nas possibilidades. Pense o que aquele item representa e então pense em qual (ou quais) outros ingredientes exercem a mesma função.
A cozinha é uma alquimia!

O mesmo serve para demais ingredientes quando preparamos um prato que usa frango. Não gosta? Troque por peixe! Legumes? Use os seus preferidos, assim como temperos. Quando pego uma receita gosto de segui-la a risca para ver se ela funciona e qual é o resultado e a partir daí vou mudando para deixar do meu gosto. Faça isso também!



** Imagem da internet

Um comentário:

E aí, o que me diz?