quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mini Bolos de Iogurte, Semente de Papoula e Groselhas

Se tem uma coisa que eu adoro de paixão são frutas vermelhas e o fato de morar no Brasil não ajuda muito pois em termos de frutos do bosque esse aqui não é um país que se encaixa, né?


Tirando o morango, as demais frutinhas quando encontramos (não vale quem tem plantado em casa rs) estão sempre com um preço não muito simpático e o mais triste, como elas são super sensíveis as vezes já estão feias na própria caixinha.
Mas eu encontrei na minha última ida ao sacolão groselhas (red currant) e estavam lindas, lindas e o preço super convidativo, não resisti e peguei 3 caixas ahaha. Uma eu comi, mesmo sendo super azedinhas eu adoro! Outra eu congelei e uma eu tirei pra fazer um bolinho. Adaptei uma receita de um bolo de limão de um livro que eu adoro Les gâteaux de Mamie da Marie Brazier e gostei do resultado! Aqui vai a receita:

1 copo de coalhada ou iogurte natural
2 xícaras de açúcar (eu uso o demerara então foram apenas 1 xícara e 1/4 pra mim)
3 ovos grandes
2 xícaras de farinha
2 colheres de chá de fermento químico
raspas de 1 limão
1 colher de sopa de baunilha
1/2 xícara de óleo

+/- 150 gramas de groselhas (ou morangos, amoras, cerejas, blueberries, framboesa, etc.) Dá uma xícara cheeeeeia,fazendo montinho em cima rs

Num pirex coloquei o iogurte, o açúcar, os ovos e mexi bem (eu bati na mão mesmo). Adicionei as raspas de limão, a baunilha, o óleo e por último a farinha. Mexi bem até ficar homogêneo.
Eu adicionei sementes de papoula (2 colheres de sopa) porque gosto de diferentes texturas no bolo e queria algo crocante, mas é opcional.
Untei e enfarinhei as forminhas e despejei a massa, por cima coloquei as groselhas e dei uma leve afundadinha.
Como elas são super delicadas preferi assim do que misturar na massa.
Levei em forno preaquecido e deixei assar por 25 minutos (180ºC) Caso assem em uma forma só, tipo de bolo inglês verifique com o palito o ponto do bolo.
Prontinho!

6 comentários:

  1. Quando eu faço bolo com frutas, elas sempre "afundam"... tem algum segredinho para que elas fiquem assim, lindas, bem em cima como as tuas?
    Não achei groselhas... vou fazer com framboesas!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisiane, eu coloquei as frutinhas depois que a massa já estava na forma, espalhei por cima e como a massa é densa as frutinhas não afundaram.. Aí eu empurrei de leve para elas entrarem só um pouquinho só e levei assar. Essa massa é boa pois não é liquida e isso ajuda para que as frutas não afundem. Ah e claro, as groselhas são levinhas, a framboesa também, blueberry, mas creio que com morangos só se for picadinho pra ter o mesmo efeito!
      Beijos!

      Excluir
  2. Devem ter ficado maravilhosos!! Mas você tem razão, achar frutas vermelhas é dificílimo. Não temos muitos "berrys" por aqui né? Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna Paola, ficaram uma delícia sim, recomendo que experimente mesmo sendo complicadinho achaar berries por aqui, vale a pena nem que seja com moranguinhos rs Beijos amore!!!

      Excluir
  3. Ficou com uma cara maravilhosa!!!


    http://acordescoloridos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jocilene, é um bolo super suave e não é enjoativo, se puder experimente!
      Obrigada pela visita, volte sempre!!!

      Excluir

E aí, o que me diz?