quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Coalhada Seca

Eu vivo fazendo coalhada seca em casa porque eu gosto demais de tudo que é azedinho e tem essa consistência cremosa. A gente pode servir com saladas, com torradas, com pãezinhos e o que mais a imaginação mandar!
Como todo mundo vive me pedindo a receita, aí vai...

Começo fazendo a mistura que vai resultar na coalhada fresca, e depois, a seca.

1 pote de iogurte natural (de 200g)
1 litro de leite tipo A


Aqueça o leite em uma panela até aproximadamente 50ºC. Caso você não tenha um termômetro, essa temperatura deve estar quente o suficiente para se colocar o dedo por 3 segundos sem se queimar.

A parte, misture em outro recipiente o iogurte em temperatura ambiente ao leite aquecido, tampe e deixe em um local onde a temperatura irá se manter por pelo menos 8 horas. Usamos o 'truque' de enrolar o recipiente em um cobertor ou outro pano e colocar dentro do forno (desligado).

Depois de 8 horas você já tem a coalhada fresca. Pegue essa mistura (eu coloco meia colher de sal mas é opcional) e coloque em um escorredor usando um pano bem fino ou um coador de café, e deixa na geladeira por no mínimo 6 horas para retirar o soro. Eu deixo por 24 horas.
Coloque um fio de azeite por cima na hora de servir.




2 comentários:

  1. Você sabe quanto é o rendimento da coalhada pronta nessa receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de quanto tempo vc deixou .. geralmente menos da metade da quantidade inicial

      Excluir

E aí, o que me diz?