quinta-feira, 25 de abril de 2013

Pão Branco

Pão é quase unanimidade.. quase pois sempre tem alguém que não pode ou que não gosta de comer, mas esse certamente não é o caso na minha família!
Sempre é bom demais assar um pãozinho caseiro, com ingredientes que você escolhe, separa com carinho e faz com todo amor.
Essa receita é básica e dá certo, pode confiar.




2 1/2 xícaras água morna
1 colher de sopa de açúcar granulado orgânico (ou normal)
1 colher de sopa de sal
7 xícaras de farinha de trigo especial para pães
2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
4 colheres de sopa rasas de manteiga em temperatura ambiente

Misture o fermento à 6 xícaras de farinha de trigo, acrescente o sal, o açúcar e a água. Pode ser feito à mão, com a ajuda de uma colher de pau ou em uma batedeira com o gancho. &Ou mesmo na panificadora)
Sove a massa, acrescentando a farinha restante, até que ela fique macia, não grudenta. Acrescente aos poucos, para não tornar uma massa seca.
Acrescente então a manteiga, sovando até que ela seja totalmente absorvida pela massa. Resultará numa massa linda, macia, fácil de ser trabalhada.
Forme uma bola, prendendo a massa por baixo (Pra ficar no formato, não precisa ser perfeito)
Coloque a massa com a emenda para baixo em uma vasilha levemente untada, cubra e deixe crescer por cerca de 1-1 1/2 horas, até que dobre de volume. Deixe em um local livre de correntes de ar.O tempo vai variar de acordo com a temperatura que estiver no dia.
Unte com manteiga 2 formas de pães tamanho médio (cerca de 20 x 10cm).
Retire a massa da vasilha e vire-a em uma superfície levemente enfarinhada; divida a massa em duas partes iguais e retire o ar da massa: com movimentos leves e delicados, dê um soquinho no centro da massa, puxe levemente uma das pontas da massa para o centro, afunde-a, gire a massa em 90º, puxe mais uma ponta para o centro... e repita o método mais 1 ou 2 vezes. Forme uma bola e deixe a massa descansar por 5 minutos. Faça o mesmo com a outra metade da massa.

Com o auxílio de um rolo, abra cada massa formando um retângulo, com aproximadamente de 22 x 30cm de lados. Dobre a massa estilo envelope: com as duas mãos, pegue a massa pelo lado menor e sobreponha-a, ocupando 2/3 do retângulo; com a lateral da mão, aperte a emenda, para que fique bem ‘colado’; cubra com o 1/3 restante, ‘colando’ bem na emenda, obtendo então um retângulo de aproximadamente 22 x 10 cm. Vire o retângulo, de modo que a emenda fique para cima, e de cada lado, puxe um tantinho de massa para cima, fazendo uma aba, e dobre sobre o pão, ‘colando’ bem, para que não abra.
Coloque então o pão na forma com as emendas para baixo, cubra com plástico levemente untado e deixe crescer por cerca de 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Leve o pão para assar, por cerca de 35-40 minutos, até que fique bem dourado e que ao bater com o nó do dedo no fundo do pão o som seja oco.
Retire da forma e coloque sobre uma grade para esfriar, por cerca de 2 a 3 horas.





(Receita original do livro Baking with Julia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que me diz?