quinta-feira, 28 de julho de 2011

Compota de Laranja-Amarga

Laranja-amarga tambem é conhecida por laranja-azeda, laranja-cavalo, laranja-da-terra entre outros...
É uma laranja própria pra fazer compotas e geléias, com a casca toda grossinha/áspera que não serve pra suco.
Bom, minha mãe sempre faz doce com elas e dessa vez meu pai trouxe um sacão cheio lá de Curitiba e eu acabei ganhando algumas, lá fui eu tentar fazer tambem!
Eu fiz assim:

10 laranjas, lavadas e descascadas beeeem fininho, sabe que nem a gente faz com legumes? Então, não pode chegar até o branco da laranja!
Aí eu cortei em 4 e retirei toda a polpa* e reservei (*que voce pode fazer uma geléia separando as sementes, claro)

As cascas voce vai colocando numa bacia e depois completa com água fria e deixa ela lá..vai trocando essa água por uns 5 dias (aqui em casa foram exatos 5 dias) para sair todo o amargo da laranja. Se quiser bate o dedo na água e experimenta, quando não sentir mais o amargor, tá pronto!


Levei então pro fogo numa panela com água limpa e deixei ferver, joguei essa água fora e enquanto isto, fiz uma calda com 500 gramas de açúcar e 500 ml de água. Levei ao fogo até o açúcar derreter e formar uma calda bem rala, coloquei as cascas da laranja nessa calda e deixe cozinhar até ficarem macias, joguei canela em pau e cravo e ficaram lá até a casca ficar transparente.
Prontinho!! Agora é só deixar esfriar e levar num pote para a geladeira e depois se esbaldar... eu adoro comer com natas ou com queijo! E voce?

30 comentários:

  1. fiz e ficou amargo como faço para tirar este gosto amargo ?
    ana marina
    anamarina36@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza voce não fez o processo de tirar o amargor completo!Enquanto a água da laranja estiver saindo amarga voce tem que ir trocando até ficar ok, aí sim levar ao fogo para ferverpela primeira vez com água limpa.
      Aqui em casa geralmente leva 5 dias, mas pode levar mais, voce vai ter que experimentar batendo o dedo na água e vendo se já saiu o amargor. Certo?
      Depois de pronto o doce não tem como corrigir isso.
      Obrigada pela pergunta!

      Excluir
    2. Este e o modo certo de tirar o Amargo.
      (Linda V.)

      Excluir
  2. olá amigos! prá ir mais rapidinho o processo de tirar o amargo da casca pode-se ferver a casca no primeiro dia........depois troque a água e durante uns 3 dias ......... aí estará pronta prá colocarmos na calda.......... pelo menos prá mim deu certo. abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a pessoa não tem tempo é uma boa alternativa, mas mesmo assim pode levar dias pra sair o amargor, pois cada leva de laranja é diferente.
      Mas não custa nada tentar acelerar o processo, e depois não tem jeito...continuar a trocar a água, rs.
      Obrigada por compartilhar, pena que não deixou o nome.

      Excluir
  3. Então o doce de laranja azeda é um doce da casaca, não da laranja em si, porque tira -se a polpa não é?
    E você jáfez algo com a polpa da laranja azeda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Vania, é um doce com a casca, mas eu conheço pessoas que fazem com a polpa também. Eu nunca fiz. Se fizer me diga como ficou =)

      Excluir
    2. não vou arriscar nesta primeira vez, vou seguir a tua e depois fazer a compota com o gomo. Obrigada.

      Excluir
    3. Qdo fizer compartilha com a gente o resultado com os gomos =)
      Abraços e sucesso!

      Excluir
  4. onde encontro moro em Curitiba e preciso fazer um trabalho de laranja ai pensei nesse que minha sogra faz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou de Curitiba e não saberia te dizer, verifique com algum feirante se ele pode conseguir essas laranjas para você.
      Se não conseguir, uma última alternativa é comprar online http://www.chaecia.com.br/loja/produto-111058-1263-laranja_casca_amarga__citrus_aurantium__amara__l_100_grg

      Excluir
  5. A receita está do jeitinho que minha avó fazia. A única diferença é que a casca era ralada para aproveitar bem a polpa branca que é a estrela deste doce maravilhoso. Lembro-me de ajudar a ralar a casca e trocar a água todo dia durante vários dias,,,, Só não lembrava quantos! Muito obrigada por dar a receita que estava esquecida num cantinho da minha memória e só deixava saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço por você compartilhar suas lembranças conosco! Bom demais quando uma comida vem cheia de boas lembranças, não é mesmo Dona Joaninha? Um grande abraço!

      Excluir
  6. A reçeita é divina, as minhas laranja colhi no quintal de minha mãe, colhi as mais maduras, troquei a água por cinco dias e saiu todo o amargo ,depois de pronto ficou uma delicia, e comer com queijo branco é melhor ainda , adoro esse doçê , um abraço bjos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que privilégio ter essas belezuras bem no quintal da mãe!!!! Fico muito feliz que tenha feito e que tenha gostado, obrigada por compartilhar conosco sua experiência!
      Eu amo com queijo, hmmmmmm deu até água na boca.
      Beijos!!!

      Excluir
  7. Boa tarde!
    Depois de retirada do amargor, as laranjas podem ser congeladas, para serem utilizadas futuramente?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, me desculpe mas eu não sei responder essa sua dúvida.
      Vou me informar e aí eu volto com uma informação correta, ok? Obrigada pela compreensão.

      Excluir
    2. Não consegui ainda a informação. Desculpe!

      Excluir
  8. Kkk nao sei se vai dar certo mas ganhei um saco de laranja da terra o coisinha amarga kkk to doida pra comer o doce peaquisei peaquisei e vi q tem q deixar varios dias na agua mas como sou teimosa e adoro inventar coisas vou tentar fazer diferente.. to fervendo pela 3 vez em caldeirao de agua as cascas e provei nao ta amarga nao mas vou ferver mas uma vez total 4 fervuras ai sim depois vou fazer a calda etc. Vou ver se dar certo se der eu falo pq eu nao tenho paciência e nem compromisso de ficar por dias trocando agua.. entao to fazendo de um jeitinho doido vamos ver se fica bom kkkk.. bjos depois compartilho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Uma pena que você não deixou seu nome!
      E aí, você conseguiu fazer? Deu certo acelerar o processo?? Volta pra contar pra gente <3
      Um beijo e apareça sempre.

      Excluir
  9. Experimentei fazer várias fervuras para retirar o amargor mas as cascas acabaram se desmanchando. Insisti assim mesmo e consegui fazer uma excelente geléia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco, mas antes das fervuras vc trocou as águas várias vezes? Eu nunca precisei ferver muito, só uma vez antes da calda.
      Mas o importante é que nada se perdeu e virou uma deliciosa geléia!!! Obrigada por compartilhar sua experiência conosco!!!

      Excluir
  10. Tenho feito todos os anos exatamente do jeito que você explicou — e que também é a maneira que o pessoal antigo faz por aqui — e não tem erro, fica uma d.e.l.í.c.i.a. Obrigado por dividir essa preciosa receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo recado carinhoso, jolweiss!! Não tem erro mesmo e receita que tá boa não se mexe né? rsrs
      Apareça sempre e beijo no coração.

      Excluir
  11. Como eu não sabia .FIS o doce de laranja e ficou amargo .como vou tira se o doce já está bjs..

    ResponderExcluir
  12. Zenilda, infelizmente depois de feito não tem como tirar o amargor.
    O processo tem que ser feito antes de concluir a compota. Tenho certeza que seu próximo doce ficará delicioso!!! Não desanime.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  13. SY fiz o doce da casca da laranja ficou um pouco amargo mas ficou bom nunca tinha feito ganhei algumas laranja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que pena que você não deixou o nome!
      Então, o tempo que a gente fica deixando a casca de molho na água é exatamente para tirar o amargor, se você ainda sente a água ruim ao experimentar deve continuar a deixar de molho!
      Experimente fazer novamente sem pressa e tenho certeza que vira sua receita preferida. :*
      Beijooo

      Excluir
  14. Boa tarde! Tenho dificuldades de encontrar este tipo de laranja pra minha mãe fazer, uma vez q ela ñ é cidra, poderia me indicar aonde encontro na cidade de São Paulo? grt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia eu encontro em feirinhas orgânicas. É só pedir por laranja amarga ou laranja cavala ou da terra

      Excluir

E aí, o que me diz?