quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

" Homus " ou pseudo homus

Mas porque o homus (ou hummus) está entre aspas???
Porque a Sibelynha aqui não tinha grão de bico e queria muito comer rsrs então ela usou lentilha vermelha.

Hmmmm, fica bom pra dedéu, já experimentou? Nem sempre a gente tem em casa os ingredientes corretos e eu não sou muito de gostar de chamar um prato que os ingredientes originais são trocados pelo nome original, costumo dizer que é qualquer coisa menos aquilo rs ou então já avisa antes que é uma adaptação, né? Não é nada legal ser enganada ahhha.
Se você adora esse prato milenar a base de grão-de-bicogergelimlimão e alho vale a pena tentar suas variações (por exemplo, meu marido não gosta de grão de bico) pois o sabor final é bem parecido, se você não ficar espalhando muita gente não vai nem notar!

Você vai precisar de:

2 xícaras de lentilha vermelha cozida e escorrida (sem sal)
alho
suco de 1 limão espremido
pasta de tahine (eu uso caseira mas você pode e deve usar a que for mais fácil pra você)
azeite de oliva
e sal a gosto

Coloque as lentilhas no processador (ou num recipiente fundo se for usar o mixer) e acrescente o alho picado, o suco de limão e aos poucos coloque a tahine (eu coloquei 3 colheres de sopa pra 2 x de lentilha), o azeite (coloquei 5 colheres de sopa) e bata bem até virar uma pasta cremosa. Coloque sal a gosto e se precisar corrigir o limão a hora é essa.
Depois é só guardar em recipiente fechado por até uma semana na geladeira.

Eu adoro servir uma porção de homus com azeite por cima e polvilhar páprica defumada, fritar bastante cebola e colocar em volta. Mas só um pãozinho já tá bom demais!!!!
Espero que gostem.





Um comentário:

E aí, o que me diz?