quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Panquecas Americanas
Fiz essas panquecas hoje para o café da manhã porque estava com vontade há dias já, e daí com o clima geladinho que amanheceu achei que viria bem a calhar =))
Depois que coloquei a foto no Instagram comecei a receber muitos pedidos da receita, então acabei decidindo fazer um post pois fica mais fácil compartilhar! Não sabia que tanta gente gostava de panquequinhas rs.
(a consistência é diferente mas é assim mesmo pra ficar uma panqueca americana, Ok?)
Coloque num pirex: 1 xícara de farinha, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de chá de canela, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 pitada de sal, 180 ml de leite azedo (coloca leite integral no copo e 1 colher de sopa de vinagre e mexe bem e deixa descansar um pouco), 1 pouco de baunilha e 1 ovo.
Mexa bem! Mas mexa com uma espátula, não bata, pois não é pra incorporar ar na massa, só mexer mesmo.
Derreta 2 colheres de sopa de manteiga e adiciona na massa, mexa bem e pronto.
Unta uma frigideira própria pra panqueca com manteiga e vai fritando, eu frito uma colher bem cheia por vez (a massa parece meio um mousse, você coloca na frigideira e com as costas da colher vai dando uma espalhadinha) ela fica do tamanho de um pires e altinha.
Rende umas 6 - 7.
Se precisar fazer mais, faça outra massa, mas não recomendo duplicar.
Vão bem servidas tanto com xarope de bordo, geléias, frutas e iogurte, assim como com patês, salsichas, bacon e afins. Combina com doce e salgado.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Dica da semana: substituições lights
Para molhos cremosos, ricos em sabor e mais saudáveis: substitua metade da maionese por iogurte grego!
terça-feira, 6 de agosto de 2013
Molho Béarnaise
O molho Béarnaise é muito saboroso e de preparo simples, embora haja alguns cuidados na sua preparação pois como é um molho de emulsão, precisa ser feito em banho maria em fogo super brando, com muita paciência e carinho!
1/2 copo de vinagre de vinho branco
1/2 copo de vinho branco seco
2 cebolas roxas picadinhas
10 folhas de estragão fresco (use o seco se não encontrar)
4 gemas de ovo
150g de manteiga clarificada (use normal se não tiver paciência de clarificar)
Sal e pimenta do reino
Mistura-se a cebola com o vinho, o vinagre e o estragão numa panela de cobre e leva-se para ferver em fogo brando até que o líquido se reduza a um quarto da quantidade inicial. Depois de coado, adicionam-se as gemas, ainda em fogo brando, batendo sem parar. Quando estiverem cozidas, isto é, misturadas ao líquido, com a consistência de um creme, tira-se a panela do fogo. Rapidamente, em outra panela, derrete-se a manteiga, que não pode dourar, pois a espuma que ela faz ao derreter se separará do restante - o que será fatal para o molho.
A manteiga deve ser escorrida aos poucos sobre a mistura das gemas com o líquido, sem parar de bater até se obter um creme homogêneo. Caso o molho desande, com a manteiga derretida transformada em pedaços no meio do líquido, basta colocar em outra panela uma colher (de sopa) de água, levar ao fogo brando e ir juntando aos poucos o molho desandado, batendo sempre. O batedor deve ser de arame, tipo um fouêt. Então, resta misturar o sal, a pimenta, as gotas de limão, a salsinha picada e levar o molho imediatamente à mesa. O tempo de preparo é de dez minutos. Depois de pronto, o molho não deve ser aquecido ou levado à geladeira.
Delicioso para servir sobre carnes, especialmente medalhões!
Assinar:
Postagens (Atom)